Aeroportos no Brasil

Aeroportos no mundo

Antes de Viajar

Câmbio

Companhias Aéreas Nacionais

Consulados

Conversor de moedas

Cotações

Destinos Internacionais

Destinos Nacionais

Dicas de viagem

Dicas Idiomas

Dicas úteis

Documentação

Embaixadas

Fotos

Fuso horário

Mapas do Brasil

Mapas do Mundo

Mapas e Rotas

Mapas rodoviários

Notícias

Passagens Aéreas

Passaporte

Previsão do tempo

Promoções Aéreas

Revistas de turismo

Rodoviárias no Brasil

Rotas e Estradas

Seguro Viagem

Serviços

Sites de turismo 

Som para Viagem

Transporte

Vacinas

Vocabulário

 


Vacinas antes de Viajar


É importante vacinar-se antes de viajar?

Febre amarela, cólera, febre tifóide, raiva, encefalite japonesa (uma espécie de febre amarela da Ásia), poliomielite, meningite, hepatites A e B, malária... (isso está mais parecendo letra de música do Titãs!) Definitivamente você não quer trazer para casa nenhuma dessas doenças na bagagem, certo? Verifique se o seu destino de viagem tem surto de algum desses males e previna-se com uma vacina em um posto de saúde ou uma clínica de vacinação. Alguns países inclusive exigem o Certificado Internacional de Vacinação de Febre Amarela. Ele é emitido nos portos, aeroportos e fronteiras. Mas você pode tomar a dose no posto de saúde mais próximo da sua casa e depois trocar o comprovante nos lugares que emitem o documento. Ela vale por dez anos e precisa ser tomada dez dias antes do embarque. Independetemente do destino, é importante estar em dia com calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Mais informações, na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) - tel.: 0800-61-1997, www.anvisa.gov.br.

A vacina contra sarampo é necessária no Brasil?

Por recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), quem viajar para a Bahia deve tomar vacina contra sarampo. A vacina deve ser tomada 15 dias antes da viagem e não é recomendada a gestantes. Quem já tomou não precisa tomar de novo. A vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) está disponível nos postos de saúde e nos postos da Anvisa existentes nos aeroportos em alguns portos do país. A recomendação foi motivada pelo registro de 47 casos da doença na Bahia desde novembro de 2006.

A China exige alguma vacina específica para quem vai para lá?

O Ministério da Saúde recomenda que o viajante esteja em dia com as seguintes vacinas: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), difteria e tétano, hepatite B e febre amarela. No caso desta última, a entrada no país só é permitida com a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Quem precisar se vacinar deve buscar postos de saúde da rede pública do SUS (Sistema Único de Saúde), que emitem certificados nacionais. Dez dias ou até seis semanas é o tempo que a maioria das vacinas leva para fazer efeito. Ainda no Brasil, entre em contato com o setor de vacinas do Hospital das Clínicas, em São Paulo (11/3069-6392), para mais informações. Já na China, caso necessite de alguma ajuda, o endereço da Embaixada do Brasil em Pequim é: 27, Guanghua Lu - Chaoyang District, Beijing – 10060. Tel: (8610) 6532 2881.

O que é necessário para obter o CIVP?

Nos postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), localizados em portos, aeroportos e fronteiras. Para obter o certificado, leve um documento com foto e o Cartão Nacional de Vacina, que você recebe após tomar a vacina. Esse cartão deve conter os seguintes dados: nome, lote, fabricante, data da vacinação, assinatura e nome do vacinador, além da identificação da unidade de vacinação. E se quiser agilizar o atendimento, antes de ir ao posto faça seu cadastro no site na Anvisa (anvisa.gov.br/viajante). Atenção: até junho de 2008, esses postos, chamados de Centros de Orientação de Viajantes, também vacinavam contra febre amarela. Desde então, eles apenas emitem o certificado e orientam sobre os riscos sanitários do país de destino e as exigências internacionais que devem ser providenciadas para a viagem.

Anvisa:
Tel.: 0800-61-1997

Quero reservar
Passagem GOL
Passagem Azul
Passagem Oceanair
Passagem WebJet
Passagem Nht
Passagem Sol
Passagem Trip